Quando buscar ajuda terapêutica ?

Quando buscar ajuda terapêutica ?

Em primeiro lugar na minha opinião, é buscar por ajuda psicoterapêutica sempre que você ou alguém que você conhece estiver enfrentando dificuldades, sejam elas emocionais, relacionais orgânicas, profissionais ou não.  O autoconhecimento deveria se algo a ser instituídos nas escolas em programas sérios e com profissionais da psicologia capacitados. Sem dúvida, esse seria o melhor dos mundos, mas sabemos que não é bem assim. Sendo assim, vou listar 10 (dez) de alguns dos sinais que buscar por ajuda psicoterapêutica, pode te ajudar muito:

1)Persistência de Sintomas: Se os sintomas emocionais, como ansiedade, tristeza, raiva, estresse, entre outros, persistirem por um longo período e interferirem nas atividades diárias, relacionamentos e desempenho no trabalho ou na escola.

2) Dificuldade em lidar com as situações: Se você está encontrando dificuldades em lidar com situações específicas da vida, como luto, divórcio, perda de emprego, doença grave, traumas ou transições de carreira.

3) Problemas Relacionais: Se estiver enfrentando conflitos frequentes nos relacionamentos familiares, de casal, amizades ou no ambiente de trabalho.

4) Comportamentos Destrutivos: Se estiver envolvido em comportamentos prejudiciais, como abuso de substâncias, autolesão, raiva explosiva, ou outros comportamentos de risco.

5) Sentimentos de Desesperança ou Desespero: Se você estiver se sentindo sem esperança, desesperado, desamparado ou vazio, e isso persistir por um longo período.

6)  Alterações no Sono ou no Apetite: Se estiver enfrentando alterações significativas no padrão de sono, apetite ou peso, que não estão relacionadas a condições médicas, ou seja, se após investigação médica, não for identificada questões orgânicas, que poderiam estar trazendo essas alterações.

7) Baixa Autoestima ou Autoimagem Negativa: Se estiver lutando com baixa autoestima, sentimentos de inadequação, autocrítica constante ou uma visão negativa de si mesmo.

8) Dificuldade de Concentração ou Memória: Se estiver enfrentando dificuldades significativas de concentração, tomada de decisões ou memória.

9) Isolamento Social: Se estiver se isolando socialmente, evitando interações sociais ou perdendo o interesse em atividades que costumava desfrutar.

10) Promoção do bem-estar geral: Investir na saúde mental como parte integrante do cuidado com o bem-estar geral, visando uma vida mais equilibrada e satisfatória

Em todas essas situações, o terapeuta pode te ajudar e oferecer suporte, orientação e ferramentas para promover o crescimento pessoal e a ajudar em sua saúde mental.

 E aí, isso te fez sentido?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top