A psicoterapia infantil com base na Gestalt-terapia, é uma abordagem que busca compreender e promover o desenvolvimento saudável das crianças, a partir de seus fundamentos.
A Gestalt-terapia é uma abordagem dialógica, humanista e fenomenológica e que enfatiza a relação terapêutica, a importância da consciência do momento presente, da integração das experiências e da responsabilidade pessoal na busca pelo crescimento e bem-estar emocional.
Na psicoterapia infantil gestáltica, o terapeuta trabalha para criar um ambiente seguro, acolhedor e empático no qual a criança possa se expressar livremente e explorar suas experiências internas de forma segura.
Alguns dos princípios e técnicas da Gestalt-terapia aplicados na psicoterapia infantil incluem:
- Foco no Aqui e Agora: Ajuda a criança a se conectar com suas experiências presentes, reconhecendo e explorando seus sentimentos, pensamentos e sensações no agora. Para isso usamos dos mais variados recursos, como por exemplo: tinta, argila, respiração, bonecos, caixa de areia e muitos outros. Recursos esses que são pensados como proposta para o momento presente.
- Apoio à Autoexpressão: Encorajar de forma respeitosa a criança a expressar seus sentimentos, pensamentos e experiências de forma autêntica, seja através de palavras, brincadeiras, desenhos ou outras formas de expressão criativa. Aqui a criança é encorajada a explorar e integrar todos os aspectos de sua experiência, para promover um senso de integridade e autenticidade para aprender a lidar com eles.
- Ênfase na Relação Terapêutica: Valoriza a qualidade da relação entre o terapeuta e a criança como um aspecto central do processo terapêutico. O terapeuta busca estabelecer uma relação de confiança, empatia e aceitação incondicional, criando um espaço seguro para a exploração e o crescimento emocional da criança.
- Exploração de Recursos lúdicos
Além da conversa, podemos utilizar uma variedade de técnicas criativas e expressivas, como desenho, sons, músicas, jogo simbólico, dramatização e contação de histórias, cartas, bola, jogos, fantoches, para facilitar a exploração e a compreensão das questões emocionais da criança.
A psicoterapia infantil com base na Gestalt-terapia, reconhece a singularidade de cada criança e de cada ser e busca promover seu crescimento emocional, sua autoconsciência e seu bem-estar psicológico através de um processo terapêutico colaborativo, respeitoso e centrado na criança.
Na Gestalt-terapia compreendemos que a criança apesar de suas dificuldades, diagnósticos, é ainda uma criança. É com esse olhar que a psicoterapia acontece