
A Gestalt-terapia é uma abordagem com uma proposta de compreensão de ser humano muito ampla. É uma abordagem teórica e metodológica empregada a psicologia, que é uma ciência.
A palavra "Gestalt" vem do alemão e significa "forma" ou "configuração", destacando a ênfase dessa abordagem na totalidade e na compreensão da pessoa como um todo, em vez de apenas partes isoladas.
Essa abordagem tem uma visão holística da pessoa, a compreendendo como um ser que tem um corpo, que sente, que pensa e age no mundo. Um ser que interage com o meio afetando e sendo afetado o tempo todo, desde o seu nascimento até a sua morte.
É uma abordagem que tem clara sua forma de compreender o SER no mundo, e que se apossa de uma metodologia articulada que vem de encontro com essa visão de homem e de mundo e suas interações saudáveis ou não. Não nos importa qual rotulo a pessoa recebeu em seu diagnóstico, mas quem é esse ser e como se relaciona com o mundo. Essa visão humanista, irá fazer toda a diferença no seu tratamento.
São esses pressupostos que vão determinar a nossa conduta na psicoterapia. Com esse olhar único que integra todas as dimensões: sensoriais, afetivas, cognitivas, sociais e espirituais, vamos ajudar a favorecer uma tomada de consciência com ênfase no presente, no que está sendo feito e principalmente, no que se está sentindo.
No geral, a Gestalt-terapia é uma abordagem humanista e experiencial que busca promover a autoconsciência, a autenticidade e a integração pessoal, ajudando os indivíduos a viverem de forma mais plena e satisfatória.
É como diz Fritz Perls, um dos grandes autores e criadores dessa abordagem magnifica e humana:
“A terapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver”.